ENASE 2022 destaca tendências no setor elétrico brasileiro para os próximos anos

Principal evento do setor elétrico analisou tendências, desafios e perspectivas para os próximos anos com foco no consumidor.
Próxima edição está confirmada para 2023, também no Rio de Janeiro.

Em sua 19º edição, o Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico - ENASE, promovido pelo Grupo CanalEnergia/Informa Markets, retomou este ano em formato híbrido e teve como tema central "Um olhar para 2023- 2026”. O encontro reuniu quase mil pessoas, no Centro de Convenções Expo MAG, no Rio de Janeiro.

Durante dois dias, autoridades, executivos e principais representantes do setor elevaram o nível dos debates trazendo suas perspectivas sobre o mercado. Estiveram em pauta questões urgentes como a expectativa em torno da aprovação do Projeto de Lei 414, que traz um novo marco regulatório para o setor, e os desafios da governança setorial. Também em destaque o papel do hidrogênio verde na transformação do setor elétrico, a evolução da matriz elétrica, os impactos do novo setor elétrico nos consumidores a partir de 2023, as eleições de  2022, e muito mais.

“O sucesso foi tanto que a próxima edição do evento já está confirmada para 2023. Faremos uma edição ainda melhor e mais especial porque estaremos completando 20 anos do Enase, que se tornou uma referência para o setor elétrico no Brasil e no mundo”, afirma Hermano Pinto, diretor de portfólio da informa Markets.

No primeiro dia de evento, um memorando de entendimento foi assinado entre a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL) e a Comissão de Integração Energética Regional (CIER). O acordo prevê um marco regulatório regional de comercialização de energia com mecanismos de mercado envolvendo Bolívia, Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Equador, Paraguai, Peru, Chile e países da América Central e Caribe.

O evento discutiu em profundidade a matriz energética com foco nos consumidores e inovação. No painel “Pensando a matriz elétrica em evolução”, o palestrante convidado, Luiz Augusto Barroso, presidente da PSR, fez um panorama das tecnologias já consolidadas e falou sobre a próxima onda que vem com hidrogênio, energia nuclear e dispositivos flexíveis, e, mais pra frente, as rupturas tecnológicas, como fusão nuclear e geotérmica ultra profunda. Para pensar o futuro da matriz, segundo Barroso, é importante ter um equilíbrio entre quatro eixos: eficiência, confiabilidade, flexibilidade e resiliência. “Resiliência significa diversificação. Esse é um desafio global e a chave para começar a integrar as tecnologias no Brasil”, comentou.

Patrocinador anfitrião do evento, o BTG Pactual contou com um espaço de networking. Para o sócio Manuel Gorito, participar do ENASE de forma presencial, após dois anos, é muito gratificante. “O evento trata de temas relevantes para o setor elétrico e, para nós, do BTG Pactual, é importante ter acesso ao debate e à visão dos principais players de energia do Brasil”, declarou. Já Rodrigo Ferreira, presidente da ABRACEEL, destacou a representatividade do setor no Enase 2022 com discussões muito ricas e que deixaram evidente como todos estão orientados pela pauta da modernização e da abertura do mercado através do PL 414.

Serviço:

Data: 08 e 09 de junho

Local: Expo MAG no Rio de Janeiro (Antigo Centro de Convenções Sul América )

Inscrições e Informações: www.enase.com.br

O ENASE faz parte do Grupo Canal Energia e é organizado pela Informa Markets.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas de relacionamento e conexão de pessoas e mercados nos ambientes físico e digital.

Nosso portfólio global é composto por mais de 550 marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Energia, Metal Mecânico, Indústria, Móveis, entre outros.

Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado, feiras, eventos híbridos, e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br

Contato: [email protected]

Sobre o Grupo Canal Energia

O GRUPO CANAL ENERGIA é uma empresa de soluções de comunicação integrada para o setor elétrico, responsável pelo principal canal de informações online do setor elétrico brasileiro, o portal CanalEnergia.com.br que há mais de 20 anos gera conteúdo próprio produzido por uma equipe exclusiva de jornalistas.

Como parte da Informa Markets, o Grupo Canal Energia é composto pelos produtos: Portal CanalEnergia, Cursos Técnicos, Agenda Setorial, ENASE, Encontro Anual do Mercado Livre, Energy Solutions Show e Brazil Wind Power.

Somos especializados em fazer negócios, oferecer um conteúdo de alta qualidade, inovar criando oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer
negócios por meio de produtos digitais, eventos presenciais, eventos digitais ou híbridos. Temos um conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios com o setor de energia elétrica.