Enase acontece nos dias 21 e 22 de junho e tem ingressos esgotados para o formato presencial pelo segundo ano consecutivo

Em 2023, com o tema “Enase 20 anos: construindo caminhos para o futuro do setor elétrico brasileiro”, o evento se consolida no formato híbrido, trazendo experiências aos participantes nos ambientes físico e digital simultaneamente.

O Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase) celebra 20 anos com o tema “Construindo caminhos para o futuro do setor elétrico brasileiro”. Promovido pelo Grupo Canal Energia by Informa Markets, o Enase 2023 será realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Hotel Windsor Oceanico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, também com transmissão online. Os ingressos presenciais estão esgotados - este é o segundo ano em que as vendas são encerradas antes do início do Enase. Ainda estão disponíveis para compra os ingressos para assistir o evento de forma online, ao vivo, na plataforma do ENASE.

“O ENASE é o maior encontro de líderes e profissionais do setor elétrico no Brasil. A partir do evento, grandes parcerias e conexões são estabelecidas e, por isso, a cada ano ele vem ganhando mais força e a presença de novas empresas e participantes”, comenta Hermano Pinto Jr - Diretor no portfólio de Energia e Infraestrutura da Informa Markets.

Uma das novidades desta edição é a Arena Enase com temas específicos e altamente relevantes para o mercado, como hidrogênio verde, gás natural e eletromobilidade. O maior evento do setor elétrico vai contar ainda com novos espaços para negócios, networking e soluções.

O congresso principal do Enase terá oito painéis com nomes reconhecidos pelo mercado. O primeiro tema em debate será “Uma visão ampla do setor elétrico - Liderando a Transição Energética”. Com a moderação de Alexandre Canazio, editor-chefe do CanalEnergia e a participação dos debatedores Sandoval Feitosa, diretor-geral da ANEEL, Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral da ONS, Angela Livino, presidente interina da EPE e Alexandre Ramos, presidente da CCEE, falarão sobre Net Zero e abertura de mercado.

O segundo painel do dia vai discutir os caminhos para os avanços dos negócios no setor elétrico com a presença dos debatedores Rodrigo Ferreira, presidente da Abraceel, Mario Menel, presidente da ABIAPE/FASE, Alexei Vivan, presidente da ABCE, Max Xavier Lins, presidente da ENEL/ABDIB e Guilherme Velho, presidente da APINE. Logo após um coffee break, o terceiro painel do dia vai ser voltado para a “Transição Energética - Os desafios globais para atingir o net zero”. O evento terá palestra de Adriano Correia, líder de energia da PWC,  e moderação de Giovani Machado, diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE. Os debatedores serão Elbia Gannoum, presidente-executiva da ABEEólica, Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, Alessandra Torres, presidente da ABRAPCH, Charles Lenzi, presidente da ABRAGEL e Xisto Vieira, presidente da ABRAGET.

O último painel do dia será uma comemoração aos 20 anos do encontro e reunirá as principais personalidades que ajudaram a construir o Enase. O moderador Alexandre Canazio, editor-chefe do CanalEnergia, vai receber Luiz Barroso, fundador da PSR, Jerson Kelman, ex-diretor-geral da ANA e Aneel, Joisa Dutra Saraiva, diretora do Centro de Regulação em Infraestrutura (FGV CERI), Edvaldo Santana, CEO da Negócios de Energia/ NEAL e Leontina Pinto, diretora-executiva da Engenho Pesquisa, Desenvolvimento e Consultoria.

No dia 22 de junho, o primeiro painel será o tradicional Fórum de CEOs com o tema “A transformação do setor como desafio do século XXI”. O debate terá a presença de Wilson Ferreira Jr, CEO da Eletrobras, Mauricio Tolmasquim, diretor-executivo de transição energética e sustentabilidade da Petrobras, Solange Ribeiro, vice-presidente da Neoenergia, e Fernando Cezar Maia, VP de Regulação da Energisa. A moderação será de Mauricio Godoi, subeditor do Portal CanalEnergia.

O segundo painel do dia irá tratar da “Renovação das Concessões - Expectativas do setor - As oportunidades no processo de renovação”. O painel será iniciado com João Carlos Melo, presidente da Thymos Energia, seguido de debate com Marcos Madureira, presidente da  ABRADEE, Tiago Aragão Soares, diretor de Assuntos Econômico – Financeiros  da ABRATE e Flavio Neiva, presidente da ABRAGE. A moderação será de Agnes da Costa, diretora da Aneel.

Durante a tarde, será apresentado um painel sobre a reta final para abertura da Alta Tensão e o novo mercado de energia. Érico de Brito, sócio da Excelência Energética, fará uma palestra inicial, seguida de debate com Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE, Carlos Faria, presidente da ANACE, Carlos Evangelista, presidente do Conselho da ABGD, e Carlos Brandão, presidente da ABAQUE. A moderação será de Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE.

O último painel do evento abordará o tema “Operação: Atingindo as metas do carbono neutro e garantindo a segurança do sistema”. Rafael Kelman, diretor-executivo da PSR, fará uma palestra sobre uma matriz diversificada e descentralizada e a segurança do sistema e a operação do SIN em tempos de mudanças climáticas. Na sequência, acontecerá um debate com Fernando Luiz Zancan, presidente da ABCM, Celso Cunha, presidente da ABDAN, Yuri Schmitke, presidente da ABREN e Newton Duarte, presidente da Cogen. A moderação será de Christiano Vieira, diretor de operações da ONS.

O Enase 2023 tem o patrocínio do BTG Pactual, Raízen Power, Eneva, CPFL Soluções, Ibitu Energia, Comerc Energia, Delta, Evoltz, Isa CTEEP, Kroma Energia, Paradigma, (Re)energisa, Stima Energia e Thymos Energia.

Serviço:

Data: 21 e 22 de junho

Local: Hotel Windsor Oceanico – Centro de Convenções - Rio de Janeiro

Inscrições e Informações: www.enase.com.br

O ENASE faz parte do Grupo CanalEnergia e é organizado pela Informa Markets.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas de relacionamento e conexão de pessoas e mercados nos ambientes físico e digital. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Energia, Metal Mecânico, Indústria, Móveis, entre outros.

Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado, feiras, eventos híbridos, e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br

Contato: [email protected]

Sobre a CanalEnergia

O GRUPO CANALENERGIA é uma empresa de soluções de comunicação integrada para o setor elétrico, responsável pelo principal canal de informações online do setor elétrico brasileiro, o portal CanalEnergia.com.br que há mais de 20 anos gera conteúdo próprio produzido por uma equipe exclusiva de jornalistas.

Como parte da Informa Markets, o Grupo CanalEnergia é composto pelos produtos: Portal CanalEnergia, Cursos Técnicos, Agenda Setorial, ENASE, Encontro Anual do Mercado Livre, Energy Solutions Show e Brazil Wind Power.

Somos especializados em fazer negócios, oferecer um conteúdo de alta qualidade, inovar criando oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de produtos digitais, eventos presenciais, eventos digitais ou híbridos. Temos um conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios com o setor de energia elétrica.