A transição energética e os desafios globais para atingir o net zero foram os destaques do terceiro painel do primeiro dia do ENASE 2023. A palestra do líder de energia da PwC, Adriano Correia, fez uma exposição ampla dos desafios e oportunidades do setor neste contexto. Para o debate, foram chamados o Presidente do Conselho da ABEEólica, Fernando Elias; o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia; o vice-presidente da Abrapch, Ademar Cury da Silva; o presidente da Abragel, Charles Lenzi; e o presidente da Abraget, Xisto Vieira. Após a palestra, o mediador do painel, o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética, Giovani Machado, indagou os participantes sobre como aproveitar todas as fontes e usos do hidrogênio na transformação da economia; a eletrificação; o gás natural e suas viabilidades no caminho do Net Zero.A energia eólica foi um dos destaques da discussão, já que o Brasil tem o melhor potencial eólico do mundo. Dentro do G-20, o país tem o grid mais limpo: 94% de renováveis em operação, meta dos países europeus para 2050.
Rodrigo Sauaia, Presidente da Absolar, destacou que, para atingir a meta do Net zero em 2050, as matrizes elétricas precisam se descarbonizar até 2040 e isso seria possível já em 2030. Para a consultoria Volt Robotics, o crescimento da geração própria de energia solar vai reduzir a conta dos consumidores brasileiros em 5,6% até 2031.
Apesar do grande potencial, os debatedores mostraram preocupação com a operação das hidrelétricas e consideram que o planejamento do governo precisa considerar os recursos hídricos. Para Xisto Vieira, Presidente da ABRAGET, a transição energética no setor elétrico já ocorreu, então, nessa perspectiva, as prioridades são manter a configuração já conquistada de renováveis, mas também expandir a matriz de energia com as termelétricas e hidroelétricas. “Precisamos esverdear as térmicas com o hidrogênio verde e oferecer mais segurança e resiliência ao sistema.”
Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo que está rolando no evento!
Serviço:
Data: 21 e 22 de junho
Local: Hotel Windsor Oceanico – Centro de Convenções - Rio de Janeiro
Inscrições e Informações: www.enase.com.br
O ENASE faz parte do Grupo CanalEnergia e é organizado pela Informa Markets.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas de relacionamento e conexão de pessoas e mercados nos ambientes físico e digital. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Energia, Metal Mecânico, Indústria, Móveis, entre outros.
Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado, feiras, eventos híbridos, e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br
Contato: [email protected]
Sobre a CanalEnergia
O GRUPO CANALENERGIA é uma empresa de soluções de comunicação integrada para o setor elétrico, responsável pelo principal canal de informações online do setor elétrico brasileiro, o portal CanalEnergia.com.br que há mais de 20 anos gera conteúdo próprio produzido por uma equipe exclusiva de jornalistas.
Como parte da Informa Markets, o Grupo CanalEnergia é composto pelos produtos: Portal CanalEnergia, Cursos Técnicos, Agenda Setorial, ENASE, Encontro Anual do Mercado Livre, Energy Solutions Show e Brazil Wind Power.
Somos especializados em fazer negócios, oferecer um conteúdo de alta qualidade, inovar criando oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de produtos digitais, eventos presenciais, eventos digitais ou híbridos. Temos um conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios com o setor de energia elétrica.