COBERTURA DO EVENTO - ARENA ENASE

Painel: Green Bonds: A hora e a vez destes instrumentos no financiamento da descarbonização?

Os investimentos para o combate das mudanças climáticas, para a baixa emissão de carbono e o desenvolvimento sustentável ganharam novos instrumentos financeiros como os chamados títulos verdes ou Green Bonds, no termo em inglês. Com foco nesse contexto, o último painel da ARENA ENASE foi “Green Bonds: A hora e a vez destes instrumentos no financiamento da descarbonização?”

Para explicar a importância e o impacto desses novos títulos no mercado, a sessão contou com a participação de Guilherme Barbosa, Head Cobertura da XP Investimentos, e Pedro Mallmann, diretor da Renobrax Energias Renováveis, com a moderação de Rosana Santos, diretora do Instituto E+ de Transição Energética. 

Os participantes destacaram um ponto em comum – que o mercado de Green Bonds ainda é incipiente no Brasil. Para Guilherme Barbosa, no exterior o investidor aceita ter uma remuneração mais baixa se o investimento tiver alguma expectativa verde, mas o investidor brasileiro não se mostra desta maneira. “Apesar do mercado ser hoje incipiente, acredito que, no médio prazo, o cenário deve ser alterado e os títulos verdes farão parte dos portfólios dos grandes bancos”, explicou Guilherme.

Pedro Mallmann disse que o planeta ainda evoluiu pouco no mercado de Green Bonds. “O mercado não vê os títulos verdes por eles terem taxas mais baixas e uma liquidez um pouco maior. O investidor não aceita ter rendimento menor mesmo tendo em troca um projeto de pegada de carbono no investimento”, ressaltou Pedro.

Os Green Bonds começaram a ser emitidos em 2007, quando o Banco Europeu de Investimento emitiu o 1º título, e foram se expandindo a partir das iniciativas verdes globais, como o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo que está rolando no evento!


Serviço:

Data: 21 e 22 de junho 

Local: Hotel Windsor Oceanico – Centro de Convenções - Rio de Janeiro

Inscrições e Informações: www.enase.com.br

 

O ENASE faz parte do Grupo CanalEnergia e é organizado pela Informa Markets.

 

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas de relacionamento e conexão de pessoas e mercados nos ambientes físico e digital. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Energia, Metal Mecânico, Indústria, Móveis, entre outros.

Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado, feiras, eventos híbridos, e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br 

Contato: [email protected]

 

Sobre a CanalEnergia

O GRUPO CANALENERGIA é uma empresa de soluções de comunicação integrada para o setor elétrico, responsável pelo principal canal de informações online do setor elétrico brasileiro, o portal CanalEnergia.com.br que há mais de 20 anos gera conteúdo próprio produzido por uma equipe exclusiva de jornalistas.

Como parte da Informa Markets, o Grupo CanalEnergia é composto pelos produtos: Portal CanalEnergia, Cursos Técnicos, Agenda Setorial, ENASE, Encontro Anual do Mercado Livre, Energy Solutions Show e Brazil Wind Power.

Somos especializados em fazer negócios, oferecer um conteúdo de alta qualidade, inovar criando oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de produtos digitais, eventos presenciais, eventos digitais ou híbridos. Temos um conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios com o setor de energia elétrica.