A ARENA ENASE, novo espaço exclusivo para ampliar as discussões entre os congressistas presenciais de temas especializados e relevantes do setor, foi inaugurada na tarde do 1º dia de Congresso com o painel “Gás Natural: como equacionar a demanda e ampliar o fornecimento ao setor industrial?”
Para responder ao questionamento, a plenária contou com a participação dos debatedores Marcelo Lopes, diretor da ENEVA, e Guilherme Mattos, Head Business Development da Comgás, com a moderação da diretora da BW LNG, Carolina Von Cachmann, que abriu os debates perguntando como os executivos têm visto as notícias sobre o aumento da oferta de gás no país e a expectativa de demanda.
Guilherme Mattos da Comgás disse que a demanda é um tema recorrente, principalmente na área industrial. Outras pautas importantes são os planos do governo e o papel dos grandes âncoras do consumo. Mattos também comentou que os clientes já negociam no mercado livre, fazendo com que a demanda encontre produtos interessantes. “São diversos produtos e é difícil suprir produtos que demandam a todos”, comentou.
O diretor da ENEVA, Marcelo Lopes, acredita que há uma tendência de mudança de paradigma no mercado de gás no final da década. Atualmente, o Brasil precisa importar para atender a demanda e ter sobra. O mercado é muito demandado para reduzir o preço e tem que incentivar a oferta. “Incentivo a aumentar a oferta, porque o uso para esse gás já existe no Brasil”, comentou. Também falou sobre a indústria que deve se ajustar para o uso do gás como insumo e em outras atividades acessórias, como o segmento de transporte.
A médio prazo, Guilherme aposta num mercado que se abra mais, no Mercado Livre, com maior quantidade de produtos e, num curto prazo, acredita ser necessário estimular com mais assertividade a demanda nos produtos. Já Marcelo acredita que é necessário um foco nas agendas regulatória e tributária. “Soluções criativas devem ser colocadas em prática para o mercado se apropriar destas iniciativas”, disse.
Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo que está rolando no evento!
Serviço:
Data: 21 e 22 de junho
Local: Hotel Windsor Oceanico – Centro de Convenções - Rio de Janeiro
Inscrições e Informações: www.enase.com.br
O ENASE faz parte do Grupo CanalEnergia e é organizado pela Informa Markets.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas de relacionamento e conexão de pessoas e mercados nos ambientes físico e digital. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Energia, Metal Mecânico, Indústria, Móveis, entre outros.
Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado, feiras, eventos híbridos, e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br
Contato: [email protected]
Sobre a CanalEnergia
O GRUPO CANALENERGIA é uma empresa de soluções de comunicação integrada para o setor elétrico, responsável pelo principal canal de informações online do setor elétrico brasileiro, o portal CanalEnergia.com.br que há mais de 20 anos gera conteúdo próprio produzido por uma equipe exclusiva de jornalistas.
Como parte da Informa Markets, o Grupo CanalEnergia é composto pelos produtos: Portal CanalEnergia, Cursos Técnicos, Agenda Setorial, ENASE, Encontro Anual do Mercado Livre, Energy Solutions Show e Brazil Wind Power.
Somos especializados em fazer negócios, oferecer um conteúdo de alta qualidade, inovar criando oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de produtos digitais, eventos presenciais, eventos digitais ou híbridos. Temos um conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios com o setor de energia elétrica.