IMPRENSA ENASE 2020

SEGURANÇA DE MERCADO DEVE SER PRIORIDADE NO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO, DIZ CONSELHEIRA DA CCEE

 

Debate apontou para a necessidade de soluções holísticas para reduzir os ricos operacionais do mercado financeiro de energia.

 

Nos últimos 10 anos, o mercado de energia teve um crescimento virtuoso, com aumento de 7 vezes no número de agentes e crescimento no volume transacional de 582%. Os dados foram apresentados pela Conselheira da CCEE, Roseane Santos, durante palestra sobre Segurança de Mercado: Produtos Financeiros, Derivativos e Bolsas. De acordo com a executiva, a Câmara de Comercialização está trabalhando três notas técnicas, duas delas já enviadas à ANEEL, para subsidiar a Agência na edição de portarias relacionadas à segurança de mercando, monitoramento de preços, registro de portfólio e avaliação de risco.

Com a presença de diversos especialistas do mercado de energia, o debate no ENASE apontou para a necessidade de soluções holísticas para reduzir os ricos operacionais do mercado financeiro de energia, com regras claras de segurança. Com moderação do presidente da Sol Energia - Equatorial Energia, Paulo Cézar Tavares, o painel contou ainda com a participação do CEO da BBCE, Carlos Ratto, o VP de Produtos e Clientes da B3, Juca Andrade, o presidente da ABRACEEL, Reginaldo Medeiros, e o presidente da ABRACE Paulo Pedrosa.

 

Conselheira da CCEE, Roseane Santos

O processo de modernização está acontecendo em várias frentes. Temos aí o crescimento do mercado livre, abertura do mercado de gás, crescimento do mercado de derivativos. Consumidor cada vez mais empoderado. Isso atrai vários perfis de investidores. As demandas de análise de riscos devem ser mais robustas, porque o risco de mercado também aumenta."


Assessoria de Imprensa: DGBB Comunicação & Estratégia

Bernardo Brandão – (61) 98162-6759 [email protected] 
Lara Cristina – (61) 98103-9446 [email protected]